BOLETIM ENERGIA

/ Sustentabilidade Econômica /
O Energia #18 documenta o X Fórum Instituto Acende Brasil, realizado em 21 de setembro de 2016, no Rio de Janeiro. O tema "Custos Socioambientais: redução de impactos ou repartição de benefícios?" foi debatido por representantes do governo, da academia e do mercado diante de um público de centenas de profissionais dos mais diferentes perfis.
/ Sustentabilidade Econômica /
O Energia #17 documenta a terceira edição da Conferência Brazil Energy Frontiers, evento que apresentou e debateu três temas definidores das fronteiras do Setor Elétrico Brasileiro: 1) Política Energética: Expansão da Geração na Era Pós-Hidrelétrica; 2) Mercado de Energia: O Futuro dos Ambientes de Contratação Livre e Regulado; e 3) Regulação Tarifária: Um Novo Regime para uma Nova Realidade.
/ Sustentabilidade Econômica /
O Energia #16 documenta o IX Fórum Instituto Acende Brasil, evento onde foi debatido o papel das termelétricas na matriz elétrica brasileira.
/ Sustentabilidade Econômica /
O Energia #15 documenta a segunda edição da Conferência Brazil Energy Frontiers, evento que apresentou e debateu três temas definidores das fronteiras do Setor Elétrico Brasileiro: 1) Tributos e encargos sobre a eletricidade: Eficiência econômica e social; 2) Energia, comunidades locais e povos tradicionais: Participação e inclusão; e 3) Expansão da oferta de energia: Planejamento e leilões.
/ Sustentabilidade Social /
O Energia #14 documenta o VIII Fórum Instituto Acende Brasil, evento onde foram apresentadas e debatidas propostas para melhorar a relação entre as populações indígenas e as demandas de expansão do setor elétrico.
/ Sustentabilidade Econômica /
O Energia #13 documenta o Brazil Energy Frontiers 2011, Congresso que apresentou e debateu quatro temas definidores das fronteiras do Setor Elétrico Brasileiro: 1) Tendências Globais e Desafios Locais para a Expansão da Oferta; 2) Participação Estatal e Iniciativa Privada no Setor de Energia; 3) Pessoas, Ecossistemas e Energia;  e 4) Fronteiras na Regulação de Tarifas: Teoria e Prática
/ Sustentabilidade Ambiental /
O Energia #12 documenta o VII Fórum Instituto Acende Brasil, evento onde foram apresentadas e debatidas propostas para melhorar o licenciamento ambiental de empreendimentos do setor elétrico.
/ Sustentabilidade Ambiental /
O Energia #11 documenta o VI Fórum Instituto Acende Brasil, evento onde foram apresentadas e debatidas propostas para melhorar o relacionamento entre comunidades e empreendedores e reduzir a apreensão das famílias devido às incertezas provocadas por um novo empreendimento.
/ Sustentabilidade Ambiental /
O Energia #10 documenta o V Fórum Instituto Acende Brasil, evento onde foram apresentadas e debatidas propostas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em todos os setores da economia e ajudar o Brasil a atingir as metas do Plano Nacional sobre Mudanças do Clima.
/ Edição Institucional /
Esta 9ª edição, de tom e conteúdo institucional, consolida a atuação do Instituto Acende Brasil como Observatório do Setor Elétrico Brasileiro.
/ Sustentabilidade Ambiental /
O Energia #8 aborda o "dia seguinte" das famílias que fazem parte da história da geração de energia no Brasil.
/ Sustentabilidade Econômica /
O Energia #7 aborda os resultados do III Fórum Instituto Acende Brasil, evento em que foi apresentada a série "Cadernos de Política Tarifária"  e onde foram debatidas fórmulas para aprimorar as regras que definem o custo e a qualidade da energia que chega ao consumidor.
/ Sustentabilidade Social /
A sexta edição do Energia é voltada à sustentabilidade social na relação com o Público Interno. São divulgados projetos dos empreendedores privados do setor elétrico para a valorização da diversidade, da vida saudável, da formação cultural e da atitude cidadã de seus funcionários e colaboradores.
/ Sustentabilidade Ambiental /
O Energia #5 apresenta o Código de Ética Socioambiental - um conjunto de compromissos assumidos por geradores privados de energia elétrica - e documenta o II Fórum Instituto Acende Brasil, evento que apresentou propostas e promoveu o debate de idéias para vencer os desafios socioambientais do setor.
/ Sustentabilidade Econômica /
A quarta edição do "Energia" avalia avanços e retrocessos do processo de Revisão Tarifária Periódica das distribuidoras de energia elétrica no Brasil e discute os princípios que devem nortear uma regulação eficiente e baseada em incentivos.
/ Sustentabilidade Ambiental /
O 3º número do Energia discute a necessidade de tratar "Energia", "Meio Ambiente" e "Sociedade" como idéias afins. Também explora os temas: usinas e licenciamento ambiental, iniciativas de proteção ambiental e efeitos do excesso de leis ambientais.
/ Sustentabilidade Econômica /
Esta 2ª edição do "Energia" aborda a sustentabilidade na sua dimensão  econômica e trata do tema "Agências Reguladoras" tomando como referências o estudo desenvolvido pela Universidade de São Paulo e o Projeto de Lei 3.337/04 - Lei Geral das Agências - em discussão no Congresso Nacional.
/ Sustentabilidade Social /
A primeira edição da publicação que abordará a sustentabilidade - nas dimensões econômica, social e ambiental - coloca foco em alguns projetos que materializam as ações de Responsabilidade Social dos membros do Instituto Acende Brasil. Tema abordado: "Princípios, Valores e Transparência".

INSTITUTO ACENDE BRASIL

SÃO PAULO

Rua Joaquim Floriano, 466
Edifício Corporate, Cj. 501 - 5º Andar
CEP 04534-004, Itaim Bibi
São Paulo, SP, Brasil
Telefone: +55 (11) 3704-7733
© 2013, Instituto Acende Brasil