03 e 04 OUT 2013: Brazil Energy Frontiers 2013

O setor de energia, no Brasil e no mundo, é marcado pela complexidade e pela alteração constante de suas bases institucionais, tecnológicas, econômicas, socioambientais e regulatórias.

A Conferência “Brazil Energy Frontiers 2013” tem o objetivo de construir cenários robustos para suportar as decisões empresariais, acadêmicas, governamentais e regulatórias que definirão as fronteiras do negócio “energia” nas próximas décadas.

Durante dois dias serão apresentadas e discutidas visões globais para o tema “O Setor Elétrico e as Novas Fronteiras Globais” ao longo de três dimensões estratégicas:

  • Tributos e encargos sobre a eletricidade: eficiência econômica e social

Taxes and subsidies in electricity tariffs: economic and social efficiency 

  • Energia, comunidades locais e povos tradicionais: participação e inclusão

Energy, local communities and indigenous people: participation and inclusion 

  • Expansão da oferta de energia: planejamento e leilões

Energy supply expansion: planning and auctions

 

Programação da Conferência

03 de Outubro, Manhã

08h30 - 09h00

Welcome Coffee

09h00 - 09h10

Abertura

Painel 1 - Tributos e encargos sobre a eletricidade: eficiência econômica e social

09h10 - 09h30

Contexto e Questões para Debate  
Claudio Sales (Instituto Acende Brasil)

09h30 - 10h10

Keynote Speaker I 
Jack Mintz (Universidade de Calgary)

10h10 - 10h20

Q&A Session

10h20 - 11h00

Keynote Speaker II 
Bernard Appy (LCA Consultores)

11h00 - 11h10

Q&A Session

11h10 - 12h00

Painel de Debate
Antonio Delfim Netto (FEA-USP)
Kiyoshi Harada (Harada Advogados Associados)
Rozane Siqueira (UFPE)
Eduardo Müller Monteiro
 (Instituto Acende Brasil)


12h00 - 13h00

Almoço


13h00 - 14h00

Apresentação de Artigos - Painéis 1, 2 e 3


03 de Outubro, Tarde

Painel 2 - Energia, comunidades locais e povos tradicionais: participação e inclusão

14h00 - 14h20

Contexto e Questões para Debate 
Claudio Sales (Instituto Acende Brasil)

14h20 - 15h00

Keynote Speaker I 
Kirsten-Maria Schapira-Felderhoff (Organização Internacional do Trabalho - OIT)

15h00 - 15h10

Q&A Session

15h10 - 15h50

Keynote Speaker II 
Luiz Ros (Banco Interamericano de Desenvolvimento)

15h50 - 16h00

Q&A Session

16h00 - 17h00

Painel de Debate
Cassio Noronha Ingles de Sousa (Consultor Independente)
Francisco Romario Wojcicki (Ministério de Minas e Energia)
Mario Gisi (Ministério Público Federal)
Alexandre Uhlig (Instituto Acende Brasil)
Maria Janete Albuquerque de Carvalho (FUNAI)


04 de Outubro, Manhã

08h30 - 09h00

Welcome Coffee

Painel 3 - Expansão da oferta de energia: planejamento e leilões

09h00 - 09h20

Contexto e Questões para Debate 
Claudio Sales (Instituto Acende Brasil)

09h20 - 10h00

Keynote Speaker I 
Peter Cramton (Universidade de Maryland)

10h00 - 10h10

Q&A Session

10h10 - 10h50

Keynote Speaker II 
José Carlos de Miranda Farias (Empresa de Pesquisa Energética)

10h50 - 11h00

Q&A Session

11h00 - 12h00

Painel de Debate
Erik Eduardo Rego (Excelência Energética)
Hermes Chipp (ONS) 
Luiz Barroso (PSR)
Richard Lee Hochstetler (Instituto Acende Brasil)


12h00 - 12h30

Premiação do melhor Artigo
Encerramento do Brazil Energy Frontiers 2013

Keynote Speakers

Jack M. Mintz é o Diretor e professor catedrático em Políticas Públicas da Universidade de Calgary. O Dr. Mintz possui um amplo portfólio de artigos publicados no campo de economia do setor público e foi citado em 2004 na publicação da revista UK Magazine como um dos especialistas mais influentes do mundo sobre assuntos tributários. É editor associado de Tributação Internacional e Finanças Públicas no Canadian Tax Journal, é pesquisador da CESifo em Munique, Alemanha, e também do Centre for Business Taxation Institute, da Universidade de Oxford. Atua como membro do Conselho Econômico Consultivo, nomeado pelo Ministro das Finanças do Canadá. Em 2002 seu livro, Most Favored Nation: A Framework for Smart Economic Policy foi o vencedor do Prêmio Purvis como melhor livro de política econômica e finalista do Prêmio Donner de melhor livro em políticas públicas. Dr. Mintz tem atuado como consultor para o Banco Mundial, o Fundo Monetário Internacional, a Organização para a Cooperação Econômica e Desenvolvimento, os governos do Canadá e diversas empresas e organizações sem fins lucrativos. Leia mais.

Bernard Appy é economista e diretor da LCA Consultores. De 2003 a 2009 ocupou cargos de direção no Ministério da Fazenda, tendo sido Secretário Executivo, Secretário de Política Econômica e Secretário Extraordinário de Reformas Econômico-Fiscais. Neste período foi presidente do Conselho de Administração do Banco do Brasil. Atua nas áreas de macroeconomia e políticas públicas, com destaque para política fiscal e tributária e política financeira. Professor licenciado da PUC-SP, é bacharel em economia pela USP com créditos de mestrado pela Unicamp. Leia mais.

Luiz Ros foi nomeado gerente do escritório de Oportunidades para a Maioria (OM) do Banco de Desenvolvimento Interamericano em janeiro de 2008. Em sua gestão desenvolveu um portfólio com 34 operações de 200 milhões dólares em 18 países da América Latina e do Caribe. Antes de entrar no Banco, Ros foi Gerente Global de Mercados e Empresas Sustentáveis do World Resources Institute (WRI). Ros também atuou como membro do conselho estratégico para o Fundo de Investimentos Stratus VC III, com sede em São Paulo, e que suporta pequenos negócios sustentáveis. Luiz foi diretor do Fundo Nacional do Meio Ambiente no Ministério de Meio Ambiente no Brasil, consolidando mais de 100 projetos, incluindo projetos nas comunidades locais e povos indígenas da região amazônica. Trabalho também como Gerente de Tarefas para o Banco Mundial gerenciando projetos no Brasil para o Global Environmental Facility. É Economista com pós-graduação em Economia para a America Latina e mestre em Relações Internacionais e Economia Ambiental pela Universidade de Brasília. Luiz foi recentemente selecionado entre os 6 melhores líderes empresariais que trabalham para uma grande causa, o “Executivos de Grandes Causas", da Revista Época Negócios. Leia mais.

Kirsten-Maria Schapira-Felderhoff é especialista em Normas Internacionais e Relações do Trabalho da Sub-regional da OIT em Santiago. Advogada e doutora em estudos de Direito pela Friedrich-Wilhelms Universidade de Bonn; pós-graduada no Tribunal de Recurso de Colônia, Alemanha; detentora de dois exames de Estado que permitem o exercício de todas as disciplinas de direito (juiz, promotor, advogado e alta administração do Estado). Serviu como juíza civil (Tribunal de Primeira Instância) e depois como advogada em um escritório de advocacia internacional, atuando na área civil, direito do trabalho e direito internacional privado. Desde o final de 1996 trabalha com a OIT: 1998-2004 – em Genebra, sede da OIT, no Departamento de Normas Internacionais do Trabalho; 2005-2209 – Em San José, Costa Rica, como Especialista em Normas Internacionais para os países da América Central, Haiti, Panamá e Republica Dominicana; a partir de junho de 2009 – Especialista em Normas Internacionais e Relações do Trabalho em Santiago, Chile.

Peter Cramton é professor de Economia na Universidade de Maryland. Desde 1983 realiza pesquisas sobre a teoria e prática dos leilões, com foco principal em desenho de leilões. As aplicações incluem leilões de espectro para telefonia celular, eletricidade, títulos financeiros, licenças de emissão, e fornecimento de insumos para área de saúde. É presidente do Market Design Inc., uma consultoria de economia fundada em 1995, com foco em arquitetura de mercado e leilões. Desde 1998, tem desempenhado um papel de liderança no desenvolvimento de mercados de eletricidade em vários países. Dr Cramton projetou e implementou o primeiro leilão do mundo para licença de emissões de gases de efeito estufa realizadas no Reino Unido em 2002. Foi conselheiro de vários governos em arquitetura de mercado e já orientou dezenas de proponentes em leilões. Foi designer-chefe de mercados de capacidade do setor elétrico na Nova Inglaterra e na Colômbia. É formado em Engenharia pela Universidade de Cornell e possui doutorado em Administração pela Universidade de Stanford. Leia mais.

José Carlos de Miranda Farias é Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Federal de Pernambuco, Pós Graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Cursos de extensão na Universidade de Oxford e de Regulação de Mercados de Energia Elétrica, promovido pelo Banco Mundial na Califórnia. É ex-Membro: do Grupo Técnico do Ministério de Minas e Energia-MME que elaborou o atual modelo do Setor Elétrico Brasileiro; do Comitê Técnico do Mercado Atacadista de Energia – Mercado Atacadista de Energia elétrica-MAE, atual Câmara de Comercialização de Energia Elétrica-CCEE; e do Conselho Estadual de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco. Engenheiro da Companhia Hidroelétrica do São Francisco - Chesf, onde exerceu os cargos de Superintendente de Planejamento da Expansão, e Superintendente de Comercialização de Energia. É Diretor de Estudos da Energia Elétrica da Empresa de Pesquisa Energética, EPE, desde fevereiro de 2005. 

Debatedores

Antonio Delfim Netto (FEA-USP)
Kiyoshi Harada (Harada Advogados Associados)
Rozane Siqueira (UFPE)
Eduardo Müller Monteiro
 (Instituto Acende Brasil)

Cassio Noronha Ingles de Sousa (Consultor Independente)
Francisco Romario Wojcicki (Ministério de Minas e Energia)
Mario Gisi (Ministério Público Federal)
Alexandre Uhlig (Instituto Acende Brasil)
Maria Janete Albuquerque de Carvalho (FUNAI)

Erik Eduardo Rego (Excelência Energética)
Hermes Chipp (ONS) 
Luiz Barroso (PSR)
Richard Lee Hochstetler (Instituto Acende Brasil)

________________________________________________________________________ 

Local

Renaissance São Paulo Hotel
Alameda Santos 2233
Jardim Paulista
São Paulo, SP
Brasil

INSTITUTO ACENDE BRASIL

SÃO PAULO

Rua Joaquim Floriano, 466
Edifício Corporate, Cj. 501 - 5º Andar
CEP 04534-004, Itaim Bibi
São Paulo, SP, Brasil
Telefone: +55 (11) 3704-7733
© 2013, Instituto Acende Brasil