19 e 20 AGO 2015: Brazil Energy Frontiers 2015

O setor de energia, no Brasil e no mundo, é marcado pela complexidade e pela alteração constante de suas bases institucionais, tecnológicas, econômicas, socioambientais e regulatórias.

A Conferência “Brazil Energy Frontiers 2015” tem o objetivo de construir cenários robustos para suportar as decisões empresariais, acadêmicas, governamentais e regulatórias que definirão as fronteiras do negócio “energia” nas próximas décadas.

Durante dois dias serão apresentadas e discutidas visões globais para o tema “O Setor Elétrico e as Novas Fronteiras Globais” ao longo de três dimensões estratégicas:

- Política Energética: Expansão da Geração na Era Pós-Hidrelétrica

- Mercado de Energia: O Futuro dos Ambientes de Contratação Livre e Regulado; e

- Regulação Tarifária: Um Novo Regime para uma Nova Realidade.

ACESSE O HOT SITE AQUI

Programação da Conferência

19 de Agosto, Manhã

08h30 - 09h00

Credenciamento

09h00 - 09h10

Abertura

Painel 1 - Política Energética: Expansão da Geração na Era Pós-Hidrelétrica

09h10 - 09h30

Contexto e Questões para Debate  
Alexandre Uhlig (Instituto Acende Brasil)

09h30 - 10h10

Keynote Speaker
Julian Critchlow (Bain & Company)

10h10 - 10h20

Q&A Session

10h20 – 10h40

Coffee Break

10h40 - 11h20

Keynote Speaker  
Altino Ventura Filho (MME)

11h20 - 11h30

Q&A Session

11h30 - 12h30

Painel de Debate
Sérgio Valdir Bajay (Universidade Estadual de Campinas)
Ildo Sauer (Universidade de São Paulo)
José Luiz Alqueres
Alexandre Uhlig  (Instituto Acende Brasil)


12h30 - 14h00

Almoço


19 de Agosto, Tarde

14h00 – 15h00

Palestra Magna 
Hugh Rudnick (Pontificia Universidad Catolica de Chile)

15h00 – 17h00

Apresentação de Papers

 

20 de Agosto, Manhã

Painel 2 - - Mercado de Energia: O Futuro dos Ambientes de Contratação Livre e Regulado

09h00 - 09h20

Contexto e Questões para Debate 
Richard Lee Hochstetler (Instituto Acende Brasil)

09h20 - 10h00

Keynote Speaker  
Frank Wolak (Stanford University)

10h00 - 10h10

Q&A Session

10h10 – 10h30

Coffee Break

10h30 - 11h10

Keynote Speaker  
Rui Altieri (CCEE)

11h10 - 11h20

Q&A Session

11h20 - 12h20

Painel de Debate
Christopher Vlavianos (Comerc)
Leonardo Nepomuceno (Universidade Estadual Paulista)
Paulo Born (Roland Berger)
Richard Lee Hochstetler  (Instituto Acende Brasil)

12h20 – 12h35

Premiação

12h35 – 14h05

Almoço


20 de Agosto, Tarde

Painel 3 - Regulação Tarifária: Um Novo Regime para uma Nova Realidade

14h05 – 14h25

Contexto e Questões para Debate 
Eduardo Müller Monteiro (Instituto Acende Brasil)

14h25 – 15h05

Keynote Speaker  
Michael Pollitt (University of Cambridge)

15h05 - 15h15

Q&A Session

15h15 – 15h35

Coffee Break

15h35 – 16h15

Keynote Speaker  
Tiago de Barros Correia (Aneel)

16h15 – 16h25

Q&A Session

16h25 – 17h25

Painel de Debate
Francisco Anuatti Neto (Universidade de São Paulo)
Fernando Alvarez (Siglasul) 
Carlos Morosoli (Quantum)
Eduardo Müller Monteiro  (Instituto Acende Brasil)

Keynote Speakers

Julian Critchlow é sócio da Bain no escritório de Londres e líder global de prática de utilities & alternative energy. Ingressou à Bain em 1987, como associate consultant e trabalhou nos escritórios de Londres e São Francisco. Critchlow tem mais de 25 anos de experiência em consultoria em todos os aspectos da estratégia, como melhoria de desempenho, organização e fusões e aquisições para clientes globais, particularmente em utilities, setores de engenharia, tecnologia e telecomunicações. Critchlow também é membro das práticas da Bain de Bens Industriais & Serviços, Tecnologia, Mídia e Telecomunicações. Critchlow obteve seu MBA, com méritos, pela Wharton School of Business (1989-1991), onde foi financiado pela Bain. Foi promovido a gerente em março 1995 e a sócio em dezembro de 1998. Antes de ingressar à Bain, Critchlow estudou na Universidade de Cambridge, onde recebeu um MA e M.Eng. em Engenharia Química e trabalhou na ICI e Exxon como engenheiro químico. No final de 1980, começou uma empresa com base em uma das primeiras simulações de negócios informatizados. Foi um investidor inicial no www.active-hotels.com e Conselheiro de estratégias de venda da Priceline em Outubro de 2004.

Altino Ventura Filho é Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, desde março de 2008. É Engenheiro Eletricista, com pós-graduação no Brasil e cursos de especialização no Japão e na França. Foi Presidente da ELETROBRÁS e Diretor Técnico da ITAIPU Binacional. Foi membro do Conselho de Administração das seguintes empresas: ELETROBRÁS, ITAIPU Binacional, CERJ, CEPISA E ONS. Atualmente é membro do Conselho de Administração da CHESF e Presidente do Conselho de Administração da EPE - Empresa de Pesquisa Energética. Atuou na ELETROBRÁS como chefe dos Departamentos de Geração e de Estudos Energéticos. Foi Secretário Executivo do GCPS - Grupo Coordenador do Planejamento dos Sistemas Elétricos durante cinco anos. Atuou na área internacional, como engenheiro da ELETROBRÁS, representando o Brasil, junto a AIEA - Agência Internacional de Energia Atômica e junto a CIER -Comissão de Integração Elétrica Regional, tendo sido CTI – Coordenador Técnico Internacional do SPSE – Subcomitê de Planejamento de Sistemas Elétricos, no biênio 1992/93. Tem diversos trabalhos técnicos publicados em revistas e seminários, no Brasil e no Exterior, no campo da Energia Elétrica. No período 2005/2007, atuou como Consultor do Banco Mundial (Projeto “ESTAL-Energy Sector Technical Assistance Loan”) e do CEPEL – Centro de Pesquisa de Energia Elétrica da ELETROBRÁS, junto ao MME, na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Energético, nas atividades de Planejamento Energético do país.

Frank Wolak é professor titular de economia e diretor do Programa de Energia e Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Stanford. Ele formou-se na Universidade de Rice e obteve o título de mestre em matemática aplicada e de doutor em economia pela Universidade de Harvard. Ele é especialista no estudo de concorrência e regulação em indústrias de rede, tais como energia elétrica, telecomunicações, abastecimento de água, gás natural, e serviços de entrega postal. O prof. Wolak tem vasta experiência na supervisão regulatória de mercados de eletricidade, tendo atuado em grande número de países: Inglaterra e País de Gales, Itália, Noruega e Suécia, Espanha, Austrália, Nova Zelândia, Indonésia, Coréia e Filipinas, Brasil, Chile, Colômbia, El Salvador, Honduras, Peru, México e nos diversos mercados dos Estados Unidos (Califórnia, Nova York, Texas, PJM, e Nova Inglaterra). Ele também atua no planejamento da expansão e na precificação da transmissão com o intuito de acirrar a concorrência nos mercados de energia e de acomodar a expansão de fontes de energia renováveis, tendo realizado estudos relativos ao sistema de transmissão dos seguintes países: Estados Unidos e na Austrália, Canadá, Chile, Peru e Reino Unido. Frequentemente ele é chamado para depor na agência reguladora de energia federal (Federal Energy Regulatory Comission) e no Congresso dos Estados Unidos sobre diversos temas, tais como: defesa da concorrência em mercados de energia, as causas da crise de energia elétrica da California, lições aprendidas da falência da Enron e sobre supervisão de mercados de energia. Além de suas responsabilidades acadêmicas, Wolak presidiu a Comissão de Vigilância de Mercado do Operador Independente do Sistema da Califórnia entre 1998 e 2011 e atualmente é membro do Comité Consultivo do Mercado de Emissões do California Air Resources Board que administra o mercado de licenças para emissões de gases efeito estufa da Califórnia. 

Rui Altieri é presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. Antes de assumir o cargo na instituição, trabalhou na Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel como superintendente de Regulação Econômica e Estudos do Mercado e superintendente de Regulação dos Serviços de Geração, entre outras funções. Altieri atuou ainda por mais de 20 anos na Celpa, onde chefiou diversos departamentos, entre eles o regional de Tucuruí e o de Operação do Sistema Elétrico.

Michael Pollitt is Professor of Business Economics at Cambridge Judge Business School and an Assistant Director of the Energy Policy Research Group (EPRG) at the University of Cambridge. Dr Pollitt is co-editor of the International Association of Energy Economists’ journal Economics of Energy and Environmental Policy and a member of the editorial board of the Review of Industrial Organization and Competition and Regulation in Network Industries. Dr Pollitt is currently on the Office of Rail Regulation's expert advisory panel. Since 2000 he has been convenor of the Association of Christian Economists, UK. Dr Pollitt has written extensively on privatisation and regulation of utilities, particularly electricity, and on business ethics. He is the author of over 60 refereed journal articles and 9 books. Dr Pollitt has worked with the World Bank and the European Commission and has advised companies and national regulatory agencies across the world. He is the Coach on the Cambridge MBA's Energy & Environment concentration, and the University's Energy Champion for Policy, Economics and Risk and a member of the Cambridge Corporate Governance Network. From 2007-2011 he served as external economic advisor to Ofgem, and from 2011-2014 he was an energy advisor to the UK Consumers' Association.

Tiago de Barros Correia é servidor público ocupante do cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental desde 2006. No período de 2004 a 2012, atuou como assessor na Assessoria Econômica do Ministério de Minas e Energia (MME). Em 2013, assumiu as posições de Membro do Conselho de Administração da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), como representante do Ministério da Fazenda, e de Assessor Especial do Ministério da Fazenda, lotado na Secretaria de Acompanhamento Econômico. Foi Secretário de Infraestrutura Portuária da Secretaria de Portos da Presidência da República e Presidente do Conselho de Administração da Companhia Docas do Espírito Santo. É diretor da ANEEL desde agosto de 2014.

Palestra Magna
Hugh Rudnick (Pontificia Universidad Catolica de Chile)

Debatedores

  • Sérgio Valdir Bajay (Universidade Estadual de Campinas)
  • Ildo Sauer (Universidade de São Paulo)
  • José Luiz Alqueres
  • Christopher Vlavianos (Comerc)
  • Leonardo Nepomuceno (Universidade Estadual Paulista)
  • Paulo Born (Roland Berger)
  • Francisco Anuatti Neto (Universidade de São Paulo)
  • Fernando Alvarez (Siglasul)
  • Carlos Morosoli (Quantum)

Local

Sheraton São Paulo WTC Hotel
Av. das Nações Unidas,12.559
Brooklin Novo
São Paulo, SP
Brasil

INSTITUTO ACENDE BRASIL

SÃO PAULO

Rua Joaquim Floriano, 466
Edifício Corporate, Cj. 501 - 5º Andar
CEP 04534-004, Itaim Bibi
São Paulo, SP, Brasil
Telefone: +55 (11) 3704-7733
© 2013, Instituto Acende Brasil