SELO ENERGIA SUSTENTÁVELUso e manual de aplicação

O selo Energia Sustentável é um instrumento de comunicação visual com a sociedade e o mercado e identifica:

1) se o empreendimento (construído ou em construção) adere aos compromissos do selo Energia Sustentável com base num processo de certificação auditado por uma terceira parte.

2) o percentual que a energia adquirida de usinas que possuem o selo Energia Sustentável representa em relação ao total da energia consumida.

Os empreendimentos e os consumidores livres poderão utilizar a imagem visual do selo Energia Sustentável obedecendo suas normas de aplicação.

Estes são os selos para empreendimentos que expressam o nível de aderência aos compromissos socioambientais no qual o empreendimento se encontra.

 

Este é o selo para aplicação em embalagens de produtos (se a sua empresa fabrica produtos alimentícios, de higiene, indústria de cosméticos etc.):

Esta é a versão do selo para aplicação em comunicações institucionais de serviço (se a sua empresa é prestadora de serviços, como shoppings centers, por exemplo):

Além do selo, os empreendimentos e os consumidores livres receberão um certificado. O certificado será concedido em nome da empresa pelo período de um ano, declarando que esta adquiriu energia de usinas certificadas com o selo Energia Sustentável.

QUEM PODE UTILIZAR

O selo poderá ser utilizado pelos empreendimentos e consumidores livre que:

  • receberam o relatório do processo de certificação; e
  • efetuaram o pagamento da anuidade.

Ao ser autorizada para utilizar o selo Energia Sustentável, é importante que a empresa informe seus parceiros, funcionários, consumidores e público em geral sobre a importância e o significado do selo e observe os seguintes critérios:

  • A autorização para o uso do selo é concedida no nível do empreendimento ou consumidor livre, e não de empresa;
  • O uso do selo não poderá ser transferido de um empreendimento ou consumidor livre para outro, mesmo que façam parte de um mesmo grupo empresarial ou holding. Nestes casos, o processo de credenciamento deverá ser efetuado empreendimento a empreendimento ou consumidor livre a consumidor livre.

 

ONDE UTILIZAR

O selo poderá ser utilizado nos materiais de divulgação do empreendimento e dos consumidores livres: placas, luminosos, website, papelaria, notas fiscais, sacolas, adesivos, etiquetas e anúncios, entre outros.?? No caso de emissoras de televisão, o uso do selo deve se restringir aos materiais institucionais do empreendimento (como papelaria, folders, anúncios e website), sendo que o uso em outras condições somente será possível mediante autorização por escrito do Instituto Acende Brasil.

No caso dos consumidores livres, o selo poderá ser utilizado nos produtos e nos materiais de divulgação dos mesmos: rótulos, embalagens, relatórios, papelaria, notas fiscais, sacolas, adesivos, etiquetas e anúncios, entre outros.

COMO UTILIZAR (MANUAL DE APLICAÇÃO GRÁFICA)

O selo poderá ser utilizado na versão colorida ou monocromática. Não é permitida a alteração das cores e das proporções da imagem. Todos os arquivos do selo, nas diversas versões e resoluções, serão enviados junto com o Manual de Aplicação Gráfica para que o selo seja reproduzido de maneira adequada, respeitando as cores e tamanhos indicados pelo Instituto Acende Brasil. O empreendimento ou consumidor livre que aderiu ao selo Energia Sustentável tem autorização para utilizar apenas a imagem do selo Energia Sustentável, estando vetado o uso da marca institucional do Instituto Acende Brasil.

INSTITUTO ACENDE BRASIL

SÃO PAULO

Rua Joaquim Floriano, 466
Edifício Corporate, Cj. 501 - 5º Andar
CEP 04534-004, Itaim Bibi
São Paulo, SP, Brasil
Telefone: +55 (11) 3704-7733
© 2013, Instituto Acende Brasil