COURSESInstructors

INSTRUTORES ACENDE BRASIL


ALEXANDRE UHLIG: Físico, Mestre e Doutor em Energia pela USP. Responde pela área de Desenvolvimento Sustentável do Instituto Acende Brasil. Gerenciou o Departamento de Meio Ambiente da Companhia Energética de São Paulo (CESP), onde acompanhou a implantação de empreendimentos, projetos sociais e ambientais durante 15 anos. É consultor da Organização para Agricultura e Alimentação (FAO) das Nações Unidas (ONU) e da Agência Internacional de Energia (IEA).


EDUARDO MÜLLER MONTEIRO: Diretor Executivo do Instituto Acende Brasil desde 2003, é Engenheiro Eletricista pela Unicamp, Mestre em Energia e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e Master of Business Administration pela Wharton School of the University of Pennsylvania. Antes de se juntar ao Instituto, trabalhou dez anos pela Promon nos setores de Telecomunicações e Energia, nas áreas de Desenvolvimento de Novos Negócios e de Planejamento e Operações. É autor do livro “Uso Político do Setor Elétrico Brasileiro” (Editora Synergia, 2010), obra que recebeu apoio da Fapesp.


RICHARD LEE HOCHSTETLER: Responde por Assuntos Econômicos e Regulatórios. É Doutor e Mestre em Teoria Econômica pela USP e graduado em Economia pelo Goshen College (EUA). Entre suas experiências profissionais destacam-se: sete anos na Tendências Consultoria Integrada, onde foi sócio e coordenador de projetos; três anos como especialista em utilidades públicas na FERC (Federal Energy Regulatory Commission, órgão regulador de energia dos EUA); e períodos como pesquisador no Banco Mundial (Washington, EUA) e na Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP).


INSTRUTORES CONVIDADOS


CYRO VICENTE BOCCUZZI: Trabalhou por 25 anos na Eletropaulo, onde foi Vice Presidente, e atualmente é Vice Presidente Executivo da Enersul, empresa da Rede Energia. É sócio fundador da Eco EE, empresa focada em Gestão, Tecnologia e Sustentabilidade. Fundou e preside o Fórum Latino Americano de Smart Grid. Cyro é Engenheiro Eletricista, pós-graduado em Administração pela FGV e possui MBA em Controladoria e Finanças pela USP.


JULIEN DIAS: Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Católica; MBA em Finanças pelo IBMEC/SP e Pós-graduação em Finanças pela University of London. Atua no mercado financeiro há mais de 10 anos em Project Finance, Corporate Finance e Operação Estruturada em empresas e bancos como Santander, Orbitall (Citigroup), Saint-Gobain e Brookfield Energia Renovável S.A. Atualmente está na Electra Power Geração S.A. e é responsável pela área de M&A, Project Finance e Créditos de Carbono. Julien foi responsável pelo registro de cinco projetos brasileiros de Crédito de Carbono na ONU.


ROBERTO MESSIAS FRANCO: Geógrafo pela UFMG e pós-graduado em Ecologia pela Unesco e em Administração pela Harvard Business School. É consultor independente. Foi Secretário Especial do Meio Ambiente, Presidente e Superintendente em Minas Gerais do Ibama, Secretário-Geral do WWF Brasil e Diretor da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) para a América do Sul. Roberto foi professor em cursos de pós-graduação em Ciências Ambientais na UFPA, UFCE e PUC/MG e publicou mais de 90 artigos e 6 livros sobre temas ambientais.

INSTITUTO ACENDE BRASIL

SÃO PAULO

Rua Joaquim Floriano, 466
Edifício Corporate, Cj. 501 - 5º Andar
CEP 04534-004, Itaim Bibi
São Paulo, SP, Brasil
Telefone: +55 (11) 3704-7733
© 2013, Instituto Acende Brasil