Studies & White Papers

White Paper 22 • Evolução das Tarifas de Energia Elétrica e a Formulação de Políticas Públicas
Este White Paper busca, por meio de análises quantitativas e a à luz da legislação e regulação vigentes: (i) auxiliar na desmitificação quanto ao comportamento das tarifas de energia nos últimos anos; e (ii) servir de subsídio para os formuladores de políticas públicas melhore direcionarem seus esforços a fim de contribuir de forma efetiva para a modicidade tarifária.

Tributos e Encargos no Setor Elétrico Brasileiro
8ª Edição do estudo que consolida a carga de tributos e encargos incidentes sobre toda a cadeia de valor do setor elétrico brasileiro (Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização). Anos-Base: 2018.

Programa Energia Transparente – 13ª Edição
O Programa Energia Transparente (PET) é uma das vertentes de trabalho do Instituto Acende Brasil que monitora, de forma permanente, a operação e comercialização de energia elétrica no Brasil. O estudo é realizado anualmente, no final do período úmido, e engloba: a) uma análise retrospectiva apontando os principais acontecimentos observados no setor elétrico entre julho de 2018 e junho de 2019; b) uma análise prospectiva por meio de uma avaliação de cenários futuros de oferta e de demanda; e c) questões relevantes do ano, com uma avaliação mais detalhada de temas de fronteira.

Tributos e Encargos no Setor Elétrico Brasileiro – PwC e Instituto Acende Brasil
7ª Edição do estudo que consolida a carga de tributos e encargos incidentes sobre toda a cadeia de valor do setor elétrico brasileiro (Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização). Anos-Base: 2016 e 2017.

Programa Energia Transparente – 12ª Edição
Esta edição inclui: (a) uma análise retrospectiva que cobre as mudanças nos Modelos de Otimização, o blecaute de março de 2018, a crise de geração hídrica (GSF), e as alterações no mecanismo de bandeiras tarifárias; b) uma análise prospectiva, com a avaliação de várias cenários de equilíbrio entre oferta e demanda e uma análise sobre a valoração de atributos das fontes de energia.

White Paper 20 • Financiamento do Setor Elétrico: Desafios e Novos Caminhos
O White Paper 20 examina os fatores que mais desafiam o financiamento de investimentos em energia elétrica, apontando caminhos para aprimorar o mercado financeiro e viabilizar financiamentos de longo prazo de forma confiável e a um menor custo.

Rentabilidade do Setor Elétrico Brasileiro
Analisa a rentabilidade das empresas do setor elétrico sob a perspectiva de Economic Value Added - EVA (Horizonte 2011 a 2016, Atualização de 2017)

White Paper 19 • Custos Socioambientais: Tendências, Ferramentas e Responsabilidades
O White Paper 19 mostra que, no caso de usinas hidrelétricas, as ações de prevenção, mitigação e compensação de impactos já correspondem, em média, a 20% do valor total dos aportes financeiros realizados, um salto significativo em relação aos 6% observados na década de 1990.

Programa Energia Transparente – 11ª Edição
Esta edição engloba: (a) Uma análise retrospectiva, onde são tratados temas que impactaram fortemente o último ano, como o GSF, o recálculo do PLD, a profusão de liminares judiciais e a inadimplência no Mercado de Curto Prazo; b) uma análise prospectiva, onde examinam-se a resiliência do equilíbrio estrutural de oferta e demanda frente a incoerências observadas nos modelos computacionais e também as condições de atendimento da demanda de energia frente a uma alteração estrutural na hidrologia.

White Paper 18 • Perdas comerciais e inadimplência no setor elétrico
O White Paper 18 descreve o problema de perdas comerciais no serviço de energia elétrica e a inadimplência sobre a tarifa de eletricidade no Brasil, discute como a regulação tem tratado a questão, e aponta sugestões de políticas públicas que podem ser adotadas para sanar esse grave problema nacional.