Sustainable Energy Label
Objetivos
A certificação é realizada a partir dos compromissos previstos no Selo Energia Sustentável:
- Alinha as ações de sustentabilidade aos relatórios elaborados pelas empresas e permite que seja avaliada a forma pela qual os empreendimentos de energia fazem a gestão de suas práticas de sustentabilidade;
- Apresenta uma forma abrangente para que os empreendimentos de energia elétrica sejam incentivados a prestar contas pela sua gestão, desempenho e elaboração de relatórios de sustentabilidade por meio da avaliação da adesão da organização a tais compromissos; e
- Proporciona um meio de aprendizado e contextualização de uma vasta gama de outros sistemas de verificação que abordam aspectos específicos da sustentabilidade, tais como: ações voluntárias de melhoria da qualidade ambiental e social da região onde os empreendimentos estão inseridos; sistemas de gestão ambiental; e emissões de gases de efeito estufa.
As principais características do selo são:
- Não é autodeclaratório – os compromissos são assegurados por auditoria independente.
- A certificação é feita por empreendimento, e não por empresa.
- Aberto a todos os empreendimentos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.
- Aderente a modelos utilizados por bancos e agências multilaterais que estimulam a melhoria contínua das empresas a cada empreendimento.
- Contempla desempenho escalonado: o empreendimento pode sair de uma fase inicial, de intenção (nível bronze), e chegar ao índice mais alto de sustentabilidade (nível ouro), sempre a partir de certificação realizada por meio de auditoria externa.
Algumas vantagens de obter o selo Energia Sustentável:
- Ser reconhecida, pelo consumidor e pelo mercado, como empresa comprometida com a sustentabilidade na fabricação de seus produtos e/ou na prestação de seus serviços.
- Agregar valor à marca, sendo um diferencial para clientes no momento do consumo.
- Ser reconhecida como empresa comprometida com ações voluntárias de melhoria da qualidade ambiental e social.
- Ter o direito de usar o selo em seus produtos e demais materiais de divulgação e comunicação institucional.