Boletim Energia
Eventos Climáticos Extremos e o Setor Elétrico
O Boletim Energia #27 documenta o evento ´XIV Fórum Instituto Acende Brasil´, que apresentou propostas e promoveu debates com especialistas sobre os desafios do setor elétrico para se adaptar ao aumento em frequência e intensidade de eventos climáticos extremos.
Brazil Energy Frontiers 2023: O setor elétrico, desafios e perspectivas
O Boletim Energia #26 documenta o Brazil Energy Frontiers 2023, realizado dia 25 de outubro de 2023, em Brasília. Painel 1: Transição Energética e Descarbonização. Painel 2: Sustentabilidade da Distribuição.
O Setor Elétrico e a Agenda ESG
O Boletim Energia #25 documenta o XIII Fórum Instituto Acende Brasil, que traçou um diagnóstico e debateu propostas sobre os principais desafios que os vetores ESG colocam para os formuladores de políticas públicas no Setor Elétrico Brasileiro.
Brazil Energy Frontiers 2021: O Setor Elétrico e as Novas Fronteiras Globais
O Energia #24 documenta o Brazil Energy Frontiers 2021, realizado dias 20 e 21 de outubro de 2021, no formato online. Painel 1: Aprimorando o Mercado de Energia Painel 2: Coordenando a Abertura de Mercado Painel 3: Integrando os Setores de Gás e Elétrico Painel 4: Viabilizando a Inserção Tecnológica
Preservação e Desenvolvimento da Amazônia
A conciliação da preservação ambiental e o desenvolvimento de projetos do setor elétrico na Amazônia é um desafio que está na agenda do setor público, da iniciativa privada e do conjunto da sociedade. Se, por um lado, a economia tem oportunidades para crescer, por outro lado as dimensões social e ambiental podem ser impactadas negativamente por práticas inadequadas. O XII Fórum Instituto Acende Brasil colocou essas questões em debate a partir de diferentes olhares e experiências.
Brazil Energy Frontiers 2019: A transição para um mercado de energia regido pelo consumidor
O Energia #22 documenta o Brazil Energy Frontiers 2019, realizado em 23 de outubro de 2019, em São Paulo. Nesta quinta edição vimos que nos próximos anos o setor elétrico passará por grandes transformações, tanto na oferta de energia quanto sob a perspectiva dos consumidores de eletricidade. Qual é a perspectiva para a expansão da geração centralizada? Que tipo de geração será mais demandado neste novo contexto? Quais adequações são necessárias nas redes de transmissão e distribuição para acomodar esta nova realidade? Como serão os consumidores do futuro e como reagirão diante das novas opções de oferta e consumo? Como a introdução da figura de prossumidor alterará a dinâmica do setor? Qual será o papel de cada um dos agentes da cadeia de valor neste novo contexto?
Caminhos para aprimorar o WACC Regulatório em Transmissão
O Energia #21 documenta o Seminário Internacional sobre Custo de Capital Regulatório, realizado em 28 de novembro de 2018, em Brasília. A realização deste Seminário é uma das primeiras etapas do projeto de P&D intitulado “Contribuições Metodológicas para Definição de Custo de Capital Regulatório para o Setor de Transmissão de Eletricidade no Brasil” (PD-00068-0042/2018), que está sendo desenvolvido por pesquisadores do Instituto Acende Brasil e da Universidade de São Paulo no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Setor de Energia Elétrica, regulado pela ANEEL.
Licenciamento Ambiental: caminhos para o desenvolvimento e a proteção
O Energia #20 documenta o XI Fórum Instituto Acende Brasil, realizado em 13 de abril de 2018, em São Paulo. O Fórum traçou um diagnóstico dos atuais desafios do licenciamento ambiental e apresentou propostas para tornar este processo mais ágil e eficiente, com respeito ao meio ambiente e às comunidades próximas aos empreendimentos de energia. O tema foi debatido por representantes do Ministério Público, do governo, da academia e do mercado diante de um público de centenas de profissionais dos mais diferentes perfis.
Brazil Energy Frontiers 2017: Da Prancheta para a Realidade
O Energia #19 documenta o Brazil Energy Frontiers 2017, realizado em 20 de setembro de 2017, em São Paulo. Nesta quarta edição vimos que as fronteiras globais de evolução do Setor Elétrico já bateram à nossa porta. O modelo atual – fortemente centralizado, com segregação de mercados, com operação e precificação derivadas de modelos computacionais – que balizou o setor nas últimas décadas está sendo desafiado pela complexidade crescente tanto do lado da oferta quanto da demanda de energia. O Instituto Acende Brasil apresentou seu diagnóstico do cenário atual e suas propostas de aprimoramento do mercado para estimular o debate com autoridades e empresas do setor.
Custos Socioambientais: redução de impactos ou repartição de benefícios?
O Energia #18 documenta o X Fórum Instituto Acende Brasil, realizado em 21 de setembro de 2016, no Rio de Janeiro. O tema "Custos Socioambientais: redução de impactos ou repartição de benefícios?" foi debatido por representantes do governo, da academia e do mercado diante de um público de centenas de profissionais dos mais diferentes perfis.