Seminário: Planejamento da Expansão da Geração Elétrica sob Incerteza

A combinação de uma série de mudanças está alterando fundamentalmente tanto o planejamento quanto a operação do Sistema Elétrico Brasileiro.

Do lado da oferta, destaca-se a inserção crescente de fontes não controláveis, como a geração eólica e solar, que introduzem uma nova fonte de aleatoriedade ao sistema. Do lado da demanda, surgem novas tecnologias que podem romper o padrão histórico do consumo, como: (i) a inserção da geração distribuída fotovoltaica; (ii) a adoção de tarifas horárias, como a Tarifa Branca; e (iii) a ampliação da frota de veículos elétricos.

Se, de um lado, novos fatores que inexistiam no passado precisam passar a ser considerados, de outro lado, outros fatores que antes eram importantes tornam-se irrelevantes neste novo contexto. Portanto, novas ferramentas e metodologias para pautar o planejamento da expansão do sistema precisam ser desenvolvidas para lidar com estes desafios.

O objetivo deste seminário é apresentar e debater os aprendizados obtidos a partir do projeto de pesquisa e desenvolvimento da Aneel, intitulado “Análise de Portfólio de Usinas de Geração para Atendimento da Carga Futura do Sistema Interligado Nacional” (PD-07267-0012-2018).

O projeto é uma iniciativa da EDP, sob a coordenação do Instituto Acende Brasil, e foi executado em parceria com a Daimon, Tendências Consultoria Integrada e Venidera. 

 

09:00 – 09:05: Abertura

09:05 – 09:15: Visão Geral (Instituto Acende Brasil)

09:15 – 09:30: Cenários de Evolução do Consumo por Classe de Consumo e Região (Tendências Consultoria)

09:30 – 09:45: Impacto das Tecnologias Disruptivas e o Perfil Horossazonal da Carga (Daimon)

09:45 – 10:00: Modelagem (Venidera)

10:00 – 10:15: Análise de Robustez (Instituto Acende Brasil)

10:15 – 11:00: Discussão

 

Confira o vídeo completo aqui

Todos os direitos reservados ao Instituto Acende Brasil