XII Fórum Instituto Acende Brasil “Preservação e Desenvolvimento da Amazônia” em parceria com a MegaWhat

 

BAIXE A APRESENTAÇÃO

ACESSE OS VÍDEOS

A conciliação da preservação ambiental e o desenvolvimento de projetos do setor elétrico na Amazônia será debatida no XII Fórum Instituto Acende Brasil, organizado em parceria com a MegaWhat e transmitido via Zoom e YouTube.

A Amazônia, maior floresta tropical do mundo, possui área de cerca de 6 milhões de km2 e abrange 9 países sul-americanos (Brasil, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa). Dentre os seus 1.100 rios, destaca-se o Amazonas, que percorre mais de 6.500 km de floresta para lançar cerca de 175 milhões de litros d’água por segundo no oceano Atlântico. Como ecossistema, a Amazônia possui uma das maiores biodiversidades do planeta, abrigando mais de 3 milhões de diferentes espécies de seres vivos. No Brasil, a Amazônia ocupa 4,2 milhões de km2, praticamente metade do território do país.

Estimativas situam a região como a maior reserva de madeira tropical do mundo. Seus recursos naturais – que, além da madeira, incluem estoques de borracha, castanha, peixe e minérios, por exemplo – representam uma abundante fonte de riqueza natural.

Por outro lado, a riqueza natural da Amazônia se contrapõe aos baixos índices de desenvolvimento socioeconômico da região, de baixa densidade demográfica e crescente urbanização. Cerca de 20% da floresta já desapareceu, em boa medida por causa da expansão do agronegócio, da extração de madeira e da construção de estradas.

Apesar da área desmatada, a região carece de ativos de infraestrutura nas áreas de energia, armazenamento, transportes e comunicações, além da prestação de serviços essenciais à qualidade de vida de seus habitantes como saneamento básico, destinação de resíduos sólidos, saúde, educação e segurança pública.

Com a expansão do agronegócio e a diversidade de investimentos planejados em logística de transporte, energia e mineração, a Amazônia é a fronteira de desenvolvimento. Se, por um lado, a economia tem oportunidades para crescer, por outro lado as dimensões social e ambiental podem ser impactadas negativamente caso não sejam adotadas medidas de proteção para evitar a perda de habitats, o avanço sobre áreas protegidas, interferências em comunidades indígenas e conflitos agrários e sociais.

Para isto, é fundamental construir um modelo de desenvolvimento sustentável, amplo e inclusivo, valorizando a diversidade sociocultural e ecológica e reduzindo as desigualdades regionais. O modelo deve ser proposto a partir de pesquisa científica e sustentar-se no diálogo e formação de consensos entre órgãos governamentais, organizações da sociedade civil e setores empresariais. A concepção de ferramentas que permitam o planejamento e a gestão territorial é essencial para que este esforço conjunto surta os efeitos desejados.

O encontro do equilíbrio necessário para a promoção do desenvolvimento sustentável da Amazônia é o desafio do XII Fórum Instituto Acende Brasil, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2020, com o tema “Preservação e Desenvolvimento da Amazônia”.

Representantes do poder executivo, do poder legislativo, de ONGs, de Instituições de Pesquisa e empreendedores estarão reunidos para debater sobre a seguinte pergunta: “Como assegurar a preservação da Amazônia e o desenvolvimento de projetos do setor elétrico?”.

Os objetivos do XII Fórum são:

(a) Discutir os desafios para conciliar desenvolvimento e preservação na Amazônia;

(b) Identificar e discutir medidas que contribuam para pacificar os conflitos que atualmente provocam a degradação da Amazônia;

(c) Refletir sobre o papel dos empreendedores e do poder público na preservação e desenvolvimento da Amazônia;

(d) Apontar os desafios atrelados à implantação de projetos de geração e transmissão de eletricidade na Amazônia e debater sobre como eles podem se tornar vetores de preservação deste bioma;

(e) Discutir medidas em tramitação no Congresso Nacional que contribuam para a preservação e o desenvolvimento da Amazônia.

O Instituto Acende Brasil e a MegaWhat organizam e promovem este evento, que será transmitido via Zoom e YouTube.

 

XII Fórum Instituto Acende Brasil “Preservação e Desenvolvimento da Amazônia” em parceria com a MegaWhat

Local: Zoom e YouTube

Dias 20, 21 e 22/out (das 8h30 às 10:00)

Inscrições gratuitas

Informações com Melissa de Oliveira: melissa.oliveira@acendebrasil.com.br

Apresentação:

  • Alexandre Uhlig

Instituto Acende Brasil

Moderação:

  • Claudio Sales; Camila Maia e Rodrigo Polito

Instituto Acende Brasil e MegaWhat

Dia 1 – Visão do empreendedor

  • Giancarlo Ciola – Head de Assuntos Regulatórios e Institucionais – Eneva
  • Luiz Otavio Assis Henrigues – Vice-presidente de Geração, Transmissão e Comercialização – EDP

Dia 2 – Visão do terceiro setor

  • Izabella Teixeira – Senior Fellow – CEBRI (Participação Especial)
  • Karen Oliveira – Gerente de Políticas Públicas e Relações Institucionais – TNC Brasil
  • André Guimarães – Diretor Executivo – IPAM

Dia 3 – Visão do poder público

  • Rodrigo Agostinho – Presidente da Comissão de Meio Ambiente – Câmara dos Deputados
  • Thiago Barral – Presidente – EPE

Todos os direitos reservados ao Instituto Acende Brasil