XV FÓRUM INSTITUTO ACENDE BRASIL “Setor Elétrico Carbono Zero: Desafios e Caminhos para o Brasil”

INSCREVA-SE AQUI

O Brasil vive um momento decisivo na transição energética global. Com uma matriz elétrica reconhecida internacionalmente pela forte presença de fontes renováveis, o país reúne condições únicas para liderar o movimento rumo a uma economia de baixo carbono. Ao mesmo tempo, enfrenta desafios estruturais, regulatórios, tecnológicos e sociais que exigem diálogo qualificado entre governo, empresas, especialistas, investidores e sociedade civil.

Com esse propósito, acontece o XV Fórum Acende Brasil “Setor Elétrico Carbono Zero: desafios e caminhos para o Brasil”, que tem o objetivo de debater as oportunidades e os obstáculos para acelerar a descarbonização do setor elétrico brasileiro e consolidar uma agenda sustentável para os próximos anos.

O evento reunirá lideranças do mercado, especialistas em energia, representantes do poder público, pesquisadores e executivos para discutir temas centrais da transformação energética, incluindo expansão das energias renováveis, segurança energética, modernização da infraestrutura, armazenamento de energia, eletrificação da economia, financiamento climático e inovação tecnológica.

O XV Fórum Acende Brasil também abordará o papel estratégico do Brasil na transição energética mundial, destacando como o país pode transformar suas vantagens competitivas em desenvolvimento econômico, geração de empregos e atração de investimentos sustentáveis.

INSCREVA-SE AQUI

Instituto Acende Brasil organiza e promove este evento, que será realizado em São Paulo.

Dia: 19 de Agosto de 2026
Horário: 9h às 13h
Local: EDP Auditório – Rua Werner Von Siemens, 111 – Lapa – Condomínio E-Business Park – Prédio 22

 

PROGRAMAÇÃO

08h30: Credenciamento
09h00: Abertura – João Brito Martins (CEO da EDP) e Claudio Sales (Presidente do Instituto Acende Brasil)
09h10: O Brasil na liderança da transição energética
10h30: Intervalo
11h00: Caminhos, inovação e oportunidades para um futuro sustentável
12h30: Encerramento

DEBATEDORES

Alexandre Zucarato, é Diretor de Planejamento do ONS. Doutor em Engenharia Elétrica pela UFSC, possui 24 anos de experiência no setor elétrico. Atuou em posições de liderança na Engie Brasil Energia, na CCEE e no ONS, onde foi diretor de Planejamento nos últimos quatro anos. Sua trajetória inclui atuação em estratégia, inovação, inteligência de mercado, regulação e planejamento de sistemas elétricos.

Aloísio Melo, é Secretário de Mudanças Climáticas do Ministério do Meio Ambiente. Servidor público federal desde 2002, coordenou por dez anos a área de meio ambiente e mudança do clima do Ministério da Fazenda, após ter atuado na formulação e gestão de políticas federais de segurança alimentar e nutricional, crédito rural e agricultura familiar e proteção e defesa civil. Foi consultor sênior internacional do Banco Interamericano- BID na área de financiamento climático e integração de mudança climática à agenda de gestão fiscal.

Dominic Schmal, é Diretor de ESG da EDP Brasil e do Instituto EDP. Possui mais de 20 anos de experiência em sustentabilidade corporativa, com sólida trajetória na PwC, onde liderou projetos de desenvolvimento e implementação de estratégias ESG voltadas à geração de valor e à melhoria da performance socioambiental. Atuou em mais de 60 projetos de consultoria para empresas nacionais e internacionais, com forte foco em estratégia de sustentabilidade, cadeia de valor e impacto social. É mestre em Sustentabilidade, pós-graduado em Gestão Ambiental e possui especialização em Economia de Baixo Carbono.

Thiago Barral, é Subsecretário de Implementação da Secretaria Extraordinária do Mercado de Carbono do Ministério da Fazenda. Funcionário de carreira da EPE desde 2007, com 18 anos de experiência em planejamento e políticas energéticas. Foi Secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia (2023–2025) e Presidente da EPE (2019–2023). Também atuou como Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais e Superintendente de Projetos de Geração. Foi conselheiro da EPE, ONS e ENBPar, além de membro do CNPE e do CMSE. É engenheiro civil pela UFJF, mestre em Recursos Hídricos e Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ, com especializações em Administração Pública (FGV) e Engenharia de Fundações (COPPE/UFRJ).

APRESENTAÇÃO E MODERAÇÃO

Claudio J. D. Sales, Presidente do Instituto Acende Brasil desde 2003, Claudio atua há mais de 20 anos no setor elétrico. Foi presidente da Mirant do Brasil e da Southern Electric do Brasil, além de integrar conselhos de administração de empresas como Cemig, Energisa e Energipe. Engenheiro mecânico e industrial pela PUC-RJ, possui artigos publicados nos principais veículos de imprensa do país e participou do President’s Management Program da Harvard University.

Alexandre Uhlig, Diretor de Sustentabilidade do Instituto Acende Brasil desde 2006, Alexandre possui 40 anos de experiência no setor elétrico, com atuação em planejamento energético, ESG, sustentabilidade e licenciamento ambiental. Coordenou projetos de P&D regulados pela Aneel, foi consultor da FAO e da IEA, além de autor de artigos, publicações científicas e do livro Woodfuels in Brazil. É graduado em Física pela USP, com mestrado e doutorado em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da USP.

 

 

Todos os direitos reservados ao Instituto Acende Brasil