Tarifa branca, que dá desconto na conta de luz, ‘não pegou’

Data da matéria: 06/07/2021

06/jul/2021, O Globo

Cri­a­da pa­ra re­du­zir o con­su­mo de ener­gia, a cha­ma­da ta­ri­fa bran­ca — em vi­gor des­de ja­nei­ro de 2018 — não pe­gou. Com ela, é pos­sí­vel ob­ter des­con­to na con­ta de luz fo­ra do ho­rá­rio de pi­co, uma ini­ci­a­ti­va que o atu­al go­ver­no quer ex­pan­dir, pa­ra evi­tar o ris­co de ra­ci­o­na­men­to. Nos pe­río­dos de mai­or de­man­da, po­rém, a ener­gia tem so­bre­ta­xa. A ideia é ali­vi­ar o sis­te­ma em mo­men­tos de for­te uso.

Ape­sar das van­ta­gens, o nú­me­ro de con­su­mi­do­res que ade­ri­ram ao pro­gra­ma até ho­je re­pre­sen­ta me­nos de 0,1% do to­tal (mais pre­ci­sa­men­te, só 0,06% dos 87 mi­lhões no país), de acor­do com da­dos da Agên­cia Na­ci­o­nal de Ener­gia Elé­tri­ca (Ane­el).

A ade­são, que é vo­lun­tá­ria, che­gou a cres­cer 52% en­tre o iní­cio de 2020 e mar­ço des­te ano, pas­san­do de 37,8 mil pa­ra 57,6 mil cli­en­tes re­si­den­ci­ais e de bai­xa ten­são. Mas es­tá lon­ge do po­ten­ci­al.
Pa­ra ana­lis­tas, a bai­xa di­vul­ga­ção por par­te das con­ces­si­o­ná­ri­as de ener­gia ex­pli­ca por que o pro­gra­ma não des­lan­chou. Eles de­fen­dem a cri­a­ção de re­la­tó­ri­os de con­su­mo pa­ra que os cli­en­tes pos­sam iden­ti­fi­car os pe­río­dos do dia em que con­so­mem mais ener­gia.

—É pre­ci­so que o con­su­mi­dor, so­zi­nho, fa­ça su­as con­tas e ana­li­se o per­fil de con­su­mo. A regulação é fei­ta de uma for­ma que a dis­tri­bui­do­ra faz su­as pro­je­ções de mer­ca­do e de re­cei­ta e, se pro­gra­mas co­mo es­se fo­rem bem-su­ce­di­dos, a re­cei­ta po­de ser me­nor que a pro­je­ta­da. En­tão, fal­ta es­tí­mu­lo pa­ra que as pró­pri­as con­ces­si­o­ná­ri­as in­cen­ti­vem (a ta­ri­fa bran­ca) —ex­pli­ca La­vi­nia Hol­lan­da, di­re­to­ra exe­cu­ti­va da Es­co­po Ener­gia.

A ta­ri­fa bran­ca va­le ape­nas pa­ra os di­as úteis e pre­vê três pre­ços, cu­jos va­lo­res e os ho­rá­ri­os va­ri­am por con­ces­si­o­ná­ria. No ca­so da Light, que atua no Rio, ela va­le en­tre 22h30 e 17h e cus­ta R$ 0,612 por qui­lowatt-ho­ra (kWh).

EM­PRE­SAS SÃO MAI­O­RIA

É uma re­du­ção de 11,81% em re­la­ção à ta­ri­fa con­ven­ci­o­nal, de R$ 0,694 por kWh. No ca­so do ho­rá­rio de pi­co (en­tre 17h30 e 20h30), o va­lor do­bra, pa­ra R$ 1,268 por kWh. Além dis­so, há o ho­rá­rio in­ter­me­diá­rio, de20h30às22h 30, de R$ 0,854 por kWh.

A em­pre­sá­ria Már­cia Ar­ri­e­te ade­riu ao pro­gra­ma pa­ra re­du­zir a­ con­ta de luz de sua lo­ja de de­co­ra­ção em um shop­ping na Bar­ra da Tijuca, Zo­na Oes­te do Rio.
Pri­mei­ro, tro­cou as lâm­pa­das e o ar-con­di­ci­o­na­do. De­pois, ins­ta­lou te­la es­pe­ci­al que pro­te­ge as ja­ne­las do ca­lor do sol. Mas, ain­da as­sim, achou pou­co di­an­te da mai­or se­ca dos úl­ti­mos 91 anos e dos re­a­jus­tes nas ban­dei­ras ta­ri­fá­ri­as.

Em uma pes­qui­sa na in­ter­net, des­co­briu a ta­ri­fa bran­ca e foi atraí­da pe­la pro­je­ção de re­du­ção na con­ta em até 20%

—Pe­di pa­ra ade­ri­ra o pro­gra­ma. É uma ten­ta­ti­va de re­du­zir a con­ta de luz e ter um con­su­mo mais efi­ci­en­te e res­pon­sá­vel. Pre­ci­sa­mos mu­dar nos­sos há­bi­tos e com­por­ta­men­tos pa­ra a nos­sa ge­ra­ção e as fu­tu­ras — diz Már­cia, que co­man­da a Soho De­sign, na Bar­ra, co­ma só­cia Adri­a­na Lo Bi­an­co.

Ela brin­ca que cri­ou o seu pró­prio pla­ne­ja­men­to ener­gé­ti­co. Des­li­ga um dos apa­re­lhos de ar-con­di­ci­o­na­do no fim da tar­de e, co­mo aten­de ape­nas com ho­ra agen­da­da, o úl­ti­mo cli­en­te é mar­ca­do até as 17h.

Es­pe­ci­a­lis­tas de­fen­dem mu­dan­ças, com a cri­a­ção de mais fai­xas de ho­rá­ri­os, per­mi­tin­do uso mais cons­ci­en­te de ener­gia, além de sis­te­ma de bo­ni­fi­ca­ção pa­ra o con­su­mi­dor que re­du­zir o vo­lu­me de con­su­mo.

Ale­xei Vi­van, pre­si­den­te da As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Com­pa­nhi­as de Ener­gia Elé­tri­ca (ABCE), de­fen­de mai­or di­vul­ga­ção, so­bre­tu­do pa­ra em­pre­sas de pe­que­no por­te, que não têm de­man­da su­fi­ci­en­te pa­ra com­prar ener­gia no mer­ca­do li­vre.

Na ta­ri­fa bran­ca, as em­pre­sas so­mam 57,9% dos me­gawatt con­su­mi­dos por mês (MWh/mês), se­gui­dos por re­si­den­ci­al, com 40,1% e ru­ral.
O Mi­nis­té­rio de Mi­nas e Ener­gia vêm se reu­nin­do com a in­dús­tria des­de o mês pas­sa­do pa­ra cri­ar um in­cen­ti­vo à re­du­ção do con­su­mo nos mo­men­tos de pi­co da de­man­da pe­los gran­des con­su­mi­do­res, nos mol­des da ta­ri­fa bran­ca.

— O in­ves­ti­men­to to­do do seto­r é jus­ta­men­te pa­ra aten­der( a de­man­da) nos mo­men­tos de pi­co. Ho­je, o risco é não ter ener­gia su­fi­ci­en­te por con­ta do bai­xo ní­vel de água nos re­ser­va­tó­ri­os —diz Ale­xei.

Pa­ra os es­pe­ci­a­lis­tas, as con­ces­si­o­ná­ri­as de­ve­ri­am cri­ar re­la­tó­ri­os de con­su­mo pa­ra cli­en­tes re­si­den­ci­ais e ­de pe­que­no por­te. Des­sa for­ma, se­ria pos­sí­vel men­su­rar o pe­río­do diá­rio de mai­or con­su­mo.

—O con­su­mi­dor pre­ci­sa sa­ber que, de­pen­den­do da ho­ra, a ener­gia é mais ca­ra. A ta­ri­fa bran­ca tem con­cei­to in­te­res­san­te, mas não é sus­ten­tá­vel, poi­s a dis­tri­bui­do­ra re­pas­sa o cus to­da re­du­ção de re­cei­ta du­ran­te a re­vi­são ta­ri­fá­ria, one­ran­do os de­mais—afir­ma Clau­dio Sales, pre­si­den­te do Ins­ti­tu­to Acen­de Bra­sil.

O con­su­mi­dor que qui­ser ade­rir de­ve fa­zer uma so­li­ci­ta­ção à dis­tri­bui­do­ra, que te­rá um mês pa­ra ins­ta­lar um no­vo me­di­dor de ener­gia. Se ve­ri­fi­car que não é van­ta­jo­so, po­de­rá pedi­r o re­tor­no à o que­ le­va­rá 30 di­as.

— É pre­ci­so mo­der­ni­zar o se­tor, per­mi­tin­do que o con­su­mi­dor pe­que­no pos­sa en­trar no mer­ca­do li­vre, es­co­lher seu for­ne­ce­dor de ener­gia — ex­pli­ca Clau­ber Lei­te, co­or­de­na­dor do Pro­gra­ma de Ener­gia do Idec.

Na área de con­ces­são da Enel, são 1.942 cli­en­tes. Lá, a ta­ri­fa bran­ca va­le das 22h às 16h. Nes­se in­ter­va­lo, o kWh é de R $0,571, me­nor que o R$ 0,714 da con­ven­ci­o­nal. No ho­rá­rio da ponta, sai a R $1,333. Já o ho­rá­rio in­ter­me­diá­rio tem va­lor de R$ 0,880 en­tre 16h e 18h e, de­pois, das 21h às 22h.

—É uma opor­tu­ni­da­de pa­ra par­te de nos­sos cli­en­tes. A ta­ri­fa bran­ca exi­ge pos­tu­ra mais ati­va e vi­gi­lan­te do con­su­mi­dor —diz a di­re­to­ra de Mer­ca­do da Enel Dis­tri­bui­ção Rio, Ana Te­re­sa Ra­po­so.

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