Energia deve ser 100% restabelecida até fim do dia após interrupção que afetou 20% da carga

Data da publicação: 15/08/2023

Um desequilíbrio na rede elétrica, cujas causas ainda estão sendo investigadas, afetou o suprimento de energia em diversos Estados de todas as regiões do país, com pelo menos 16 mil MW interrompidos

O fornecimento de energia elétrica no Brasil deverá ser totalmente restabelecido até o fim do dia, disseram fontes do setor à Reuters, após uma interrupção de grande magnitude registrada na manhã desta terça-feira que retirou mais de 20% da carga total do sistema elétrico nacional.

Um desequilíbrio na rede elétrica, cujas causas ainda estão sendo investigadas, afetou o suprimento de energia em diversos Estados de todas as regiões do país, com pelo menos 16 mil MW interrompidos — porção relevante dos mais de 70 mil MW de carga registrada no momento da ocorrência.

Até às 12h25, o fornecimento de energia havia sido totalmente restabelecido nas regiões Sul e Sudeste, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Também já havia sido recomposta 55% da carga no Norte e 81% no Nordeste.

A expectativa é de que o fornecimento seja totalmente restabelecido até o fim do dia, segundo fontes com conhecimento do assunto. O vice-presidente Geraldo Alckmin também declarou que “em poucas horas, se tudo correr bem”, o suprimento estaria todo normalizado.

Segundo o ONS, houve nesta manhã uma “separação elétrica” do Norte e Nordeste — importantes pólos de geração de energia renovável — do Sudeste, Centro-Oeste e Sul, onde estão localizados os principais centros consumidores de energia.

Todos os direitos reservados ao Instituto Acende Brasil