Instituto Acende Brasil certifica empresas com Selo de Energia Sustentável
A certificação, categorizada por níveis como bronze, prata e ouro, avalia compromissos socioambientais nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia
O Instituto Acende Brasil está com inscrições abertas para o Selo de Energia Sustentável, destinado a empresas do setor elétrico comprometidas com práticas sustentáveis e de responsabilidade social. Os interessados que se inscreverem para a certificação devem submeter a documentação ao instituto em outubro. A PwC fará a validação das informações em novembro, e os resultados serão divulgados em dezembro.
A obtenção do selo não é baseada em autodeclaração: uma auditoria independente avalia os compromissos nas áreas de geração, transmissão e distribuição de energia. Além disso, o processo segue padrões adotados por instituições bancárias e agências multilaterais.
A classificação varia entre bronze, prata e ouro, e a evolução de níveis ocorre mediante avaliações das auditorias externas. “No momento em que uma empresa obtém o nível ouro, ela tem o desafio de manter e evoluir na nota obtida. No final da avaliação é feito um relatório que mostra as notas obtidas em cada um dos compromissos”, diz Alexandre Uhlig, diretor para Assuntos Socioambientais e Sustentabilidade do Acende Brasil.
Adicionalmente, as candidatas devem seguir onze compromissos categorizados em Redução e Controle dos Impactos, Conservação da Biodiversidade e Recursos Naturais, Respeito às Comunidades e Transparência e Diálogo. A PwC é responsável por verificar essa conformidade, enquanto o Instituto atua como facilitador entre as empresas.