Conta de luz fica 7% mais cara para moradores do Vale do Paraíba

Data da publicação: 20/10/2023

A EDP Brasil anunciou o reajuste no valor da energia elétrica na região do Vale do Paraíba a partir de segunda-feira (23). Para clientes residenciais, o reajuste é de 7,12% e para clientes industriais, o reajuste será de 6,28%.

A justificativa para o aumento são os custos com transporte de energia elétrica, encargos setoriais e a retirada de componentes financeiros anteriores. O reajuste acontece a cada quatro anos.

Cláudio Sales, Presidente do Instituto Acende Brasil, esclareceu os motivos que costumam influenciar essa revisão periódica da tarifa de energia.

“A tarifa de energia elétrica muda em consequência de duas ações, a revisão periódica, que é o que está acontecendo nesse momento. Acontece geralmente a cada 3, 4 ou 5 anos dependendo da concessionária. O outro momento é o reajuste anual, que acontece nos intervalos entre as duas declarações tarifárias.”

Também em entrevista ao Jornal Regional, Luciano Losekann, Doutor em Economia, explicou como esses reajustes vão impactar a sociedade e a inflação.

“Esse momento é o momento da revisão tarifária. O momento que a ANEEL — Agência Nacional de Energia Elétrica pega todos os custos e faz uma projeção para os próximos anos. O que acontece é que o resultado dessa revisão acaba se descolando um pouco da inflação e, nesse caso veio um pouco acima da inflação do último período, o que causa um mal para os consumidores. Para esses moradores, que vão ter um aumento tarifário ainda superior, é preciso cuidado no consumo de energia porque pesa mais no orçamento familiar.”

Fonte: https://www.a12.com/radio-pop/noticias/conta-de-luz-fica-7-mais-cara-para-moradores-do-vale-do-paraiba

Todos os direitos reservados ao Instituto Acende Brasil