ENGIE Day 2024 discute a Transição Energética na Prática

Data da publicação: 11/09/2024

Evento acontece neste 18 de setembro, no Museu do Amanhã (RJ), com palestra de contextualização de Leandro Karnal e presença de representantes do setor elétrico brasileiro

O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, receberá mais uma edição do ENGIE Day, no próximo dia 18 de setembro (2024). O evento acontece anualmente e é promovido pela ENGIE, empresa líder em energia 100% renovável do país.

Com programação intensa e uma série de painéis e convidados, o evento tem inscrições gratuitas para quem quiser acompanhar a transmissão ao vivo online. As inscrições podem ser feitas no site oficial do ENGIE Day 2024.

O ENGIE Day 2024 traz como tema a “Transição Energética na Prática”, em uma programação que inicia às 9h e tem previsão de encerramento para às 17h00.

Seguindo a temática, a organização do evento prevê discussões de alto nível sobre os impactos econômicos e socioambientais das mudanças climáticas e como o Brasil vem se preparando para lidar com elas na prática. A principal pergunta que deve ser respondida nesse contexto diz respeito a como podemos contribuir com a mitigação.

Programação completa do ENGIE Day 2024

Às 9h tem a abertura oficial do evento, com participação de Maurício Bähr, CEO da ENGIE Brasil, e Gil Maranhão, diretor de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da ENGIE Brasil.

Em seguida, às 9h30, haverá uma palestra de abertura do professor, escritor e historiador Leandro Karnal.

O primeiro painel será às 10h30, sobre o tema “A matriz energética que queremos”. Participarão do debate: Heloisa Borges, diretora de Estudos do Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE); Marisete Pereira, presidente da Associação Brasileira das Empresas Geradoras de Energia Elétrica (Abrage); André Clark, vice-presidente da Siemens Energy para a América Latina e presidente do Conselho Administrativo da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB); e Ovídio Quintana, diretor Comercial e Regulatório da TAG – Transportadora Associada de Gás. A moderação do painel será por conta de Marcos Keller, diretor de Regulação e Estratégia da ENGIE Brasil Energia.

A programação da tarde inicia às 13h00, com o painel “Transição Energética Justa”, e os convidados são: Kamila Camilo, líder do tema “Justiça Climática” no W20 Brasil, Carlos Frederico Lucchetti Bingemer, sócio da área de Direito Societário/M&A e coordenador da prática de Energia do BMA Advogados; Fernanda Sousa, co-fundadora e head de Operações da Cubos Academy; e Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco. A moderação é de Luciana Nabarrete, diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da ENGIE Brasil Energia.

Às 14h30 será a vez de Lais Daflon, coordenadora de Educação no Museu do Amanhã, que apresentará o Programa Meninas de 10 anos, coordenado pelo Museu e que conta com o apoio da ENGIE.

Já às 15h00, o painel de encerramento do ENGIE Day 2024 traz a temática “Os contextos ambiental e econômico das Mudanças Climáticas”. Para debater o tema estão convidados: Juliana Falcão, coordenadora da Rede Clima da Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI); Suzana Kahn, diretora-geral e professora titular da Coppe/UFRJ e coordenadora líder e autora do IPCC; Guilherme Spaggiari, gerente de Energia e Fluidos da Ambev América Latina; e Luiz Gustavo Bezerra, head de Meio Ambiente, Mudanças Climáticas e ESG na Tauil&Chequer|MayerBrown. A moderação será de Flávia Teixeira, gerente de Sustentabilidade e Transição Energética da ENGIE Brasil.

O ENGIE Day 2024 conta com o apoio do Instituto Acende Brasil, da Câmara de Comércio França-Brasil (CCI França Brasil), da COPPE/UFRJ, da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e da FGV Energia. O Além da Energia é a mídia oficial do evento.

Todos os direitos reservados ao Instituto Acende Brasil