Instituto Acende Brasil analisa leilão de transmissão 2/2023

Data da publicação: 12/12/2023

O Instituto Acende Brasil publicou ontem (11/12) uma análise a respeito do leilão de transmissão de energia elétrica que será realizado no próximo dia 15, na B3, em São Paulo.

O texto explica os objetivos e a formatação do certame, de acordo com o edital. A empresa proponente que ofertar o menor valor para a receita anual permitida (RAP) será declarada vencedora, desde que os valores propostos pelas outras proponentes, para cada lote, sejam 5% superiores à menor RAP ofertada em envelope fechado. Caso haja empate entre os menores valores ofertados em envelope ou a diferença entre os valores da menor proposta financeira e das demais ofertas seja igual ou inferior a 5%, o leilão prosseguirá com lances viva-voz.

O leilão foi qualificado no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI). De acordo com o edital, a RAP máxima do total de lotes ofertados no certame é de aproximadamente R$ 3,8 bilhões. Os empreendimentos estão distribuídos em cinco estados brasileiros: Goiás, Maranhão, Minas Gerais, São Paulo e Tocantins.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) estima um investimento total de R$ 21,7 bilhões. Os empreendimentos de transmissão licitados no certame têm prazos de instalação que variam de 60 a 72 meses a partir da assinatura dos contratos de concessão, e deverão entrar em operação entre março de 2029 e março de 2030.

Todos os direitos reservados ao Instituto Acende Brasil