Mudanças climáticas vão trazer perdas ao setor elétrico – Edição da Manhã

Data da matéria: 08/03/2021

08/mar/2021, MegaWhat – Mudanças climáticas nas próximas três décadas podem causar perdas econômicas relevantes ao setor elétrico brasileiro e impactar negativamente as operações de geração, transmissão e distribuição de eletricidade. A conclusão é de um estudo inédito do Instituto Acende Brasil, que analisa os cenários para o setor até o ano de 2050.

O Valor Econômico traz informações sobre o estudo e explica que algumas das principais ameaças da intensificação do aquecimento global nos próximos anos são alterações no regime hidrológico, que podem afetar a capacidade de geração hidrelétrica, além da ocorrência de eventos extremos que danifiquem redes de transmissão e distribuição.

Segundo o estudo, incorporar as mudanças do clima à lógica do setor pode ajudar a otimizar investimentos e a planejar de forma melhor a operação e expansão futura do mercado. Para o Instituto Acende Brasil, é necessário que o mercado de energia comece a aplicar mais recursos de pesquisa para o desenvolvimento de modelos de monitoramento climático.

A lógica é que antecipar a ocorrência de eventos extremos ajuda a planejar planos de resposta de equipes de manutenção e dar mais eficiência a eventuais reparos. Além disso, o estudo também defende que o mercado de energia busque soluções tecnológicas que aumentem a resiliência das operações, como a adoção de redes inteligentes.