O desafio da distribuição
Se em termos de geração de energia o Brasil se coloca bem à frente de muitos países, a distribuição uniforme e estável é um dos desafios da energia elétrica no país. É o tema da reportagem de hoje com Leopoldo Rosa.
Atualmente, 85% da energia elétrica brasileira vêm de matrizes renováveis, ou seja, agridem menos o meio-ambiente. E isso é uma baita vitória. Mas a sustentabilidade nesse setor também passa por dar acesso seguro, estável e a preços “pagáveis” à população. E é aí, na distribuição que ainda existem alguns desafios, inclusive em etapas anteriores, como analisa Claudio Sales, do Instituto Acende Brasil.
O Acende Brasil é um centro de estudos especializado no setor elétrico e desenvolve uma série de documentos que incluem diagnósticos e sugestões de políticas públicas para o setor.
Segundo Sales, uma das alternativas que ajudariam a dar estabilidade à distribuição é a rede elétrica subterrânea, que hoje está em apenas 0,4% do país, justamente porque o custo tem inviabilizado o avanço.