Podcast Joule fala sobre as fragilidades do setor elétrico e as chances de reforma
Claudio Sales, presidente do Instituto Acende Brasil, é o entrevistado da semana. Programa é uma parceria com o Inté
O setor elétrico brasileiro vem passando por uma série de transformações desde o início dos anos 2000. Além de novas fontes de geração de energia elétrica, hoje quase todas as grandes empresas que dominam o mercado de distribuição são privadas, por exemplo. A tendência é que esse cenário continue a mudar.
Há novas tecnologias no radar e as mudanças climáticas impõem novos desafios para transmitir, armazenar ou fornecer energia elétrica. Ao mesmo tempo, existem discussões regulatórias importantes, como uma eventual reforma do setor elétrico.
Para discutir esse panorama, o Joule, podcast de energia do JOTA, recebe Claudio Sales, presidente do Instituto Acende Brasil.
O podcast Joule é uma parceria com o Instituto Brasileiro de Transição Energética (Inté). O programa vai ao ar todas as terças-feiras com entrevistas e análises sobre os temas mais relevantes para o setor de energia. Também às sextas, uma edição direto ao ponto resumo os principais acontecimentos da semana e o que esperar dos dias seguintes.
Todos os episódios estão disponíveis nos principais tocadores de áudio (incluindo Spotify, Deezer, Amazon Music) e no Youtube.
Nas últimas semanas, o Joule abordou: como garantir a geração elétrica, o futuro da energia nuclear, a corrida pelo hidrogênio verde no Nordeste brasileiro, a atuação do crime organizado na operação de combustíveis, os prognósticos para o gás natural e o biometano, o aumento da importação de diesel, a visão do Itamaraty sobre o papel do Brasil na transição energética, as pautas da Aneel, a agenda de energia no Congresso, a visão da ANP para a transição energética, os investimentos do BNDES em infraestrutura energética, duas visões sobre o mandato do biometano no gás natural, a crise das eólicas e a expectativa sobre os projetos offshore, entre outros assuntos.