Rentabilidade de elétricas cresce pelo segundo ano

Data da matéria: 17/01/2023

Pelo segundo ano consecutivo, a rentabilidade do setor elétrico ficou positiva, segundo o estudo Valor Econômico Agregado (EVA), feito em parceria entre a KMPG e o Instituto Acende Brasil. O resultado global das 47 companhias de geração, transmissão e distribuição pesquisadas foi de R$ 24,3 bilhões.

O indicador é visto como o mais adequado para medir a rentabilidade em um setor intensivo em capital. Ao Valor, os autores do estudo apontam que o setor se aproxima de um estágio em que retornos sobre o capital de um ambiente altamente regulado – que é o caso do elétrico – passam a ser compatíveis com os custos de capital. Eles destacam ainda que essa é uma tendência bem-vinda no campo regulatório, mas que precisa ser monitorada nos próximos anos em benefício da atração de investimentos de longo prazo.

O cálculo do EVA envolve o retorno sobre o capital investido (ROIC) e o custo de capital (WACC) utilizando-se as taxas estimadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).