Setor elétrico se junta em projeto de testes da covid-19 na Fiocruz

Data da matéria: 13/04/2020

Seis empresas do setor elétrico se uniram para arrecadar recursos para o fundo emergencial da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), visando aumentar a produção de testes diagnósticos da covid-19. Até o momento, já estão comprometidos R$ 9 milhões. As informações são da Agência Brasil. O vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Mario Moreira, afirmou que “ esse apoio é de grande importância diante dos desafios que a emergência sanitária do novo coronavírus representa ao país. E a parceria com as empresas dos diferentes segmentos do setor elétrico fortalecerá ainda mais a produção e fornecimento de novos testes ”, concluiu Moreira.

As empresas são dos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia. E o projeto é coordenado pelo Instituo Acende Brasil. Fazem parte do projeto as empresas. Enel, Engie, Isa Cteep, Light, Grupo Energisa e Neoenergia. A vice-presidente de Gente e Gestão do Grupo Energisa, Daniele Salomão, tem a expectativa de que outras empresas do setor participem da ação nos próximos dias, com novas doações para a Fiocruz.

ENERGIA DO BEM

Em um outro projeto, foi criado o movimento Energia do Bem para combater o novo coronavírus por meio de quatro frentes de ação: doação de ventiladores pulmonares, conserto de ventiladores pulmonares quebrados, obras elétricas em unidades públicas de saúde e captação de recursos para assistência a idosos. Na primeira frente, os investimentos alcançam em torno de R$ 6 milhões. Já foram doados recursos para aquisição de 11 ventiladores pulmonares para unidades de Tratamento Intensivo de Minas Gerais e Sergipe. O secretário de estado de Saúde de Sergipe, Alberto de Oliveira Lima, esclareceu à Agência Brasil que o Grupo Energisa doou R$ 172 mil para a Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia de Aracaju, vinculado à secretaria.

O hospital ficou responsável pela compra de dois ventiladores pulmonares. Com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), foi assinado termo de compromisso para doação de nove equipamentos. O repasse dos recursos da Energisa para a FIEMG será feito nos próximos dias, informou a empresa, por meio de sua assessoria de imprensa.