Cursos
Arquitetura do programa
Com o objetivo de atender aos profissionais que buscam melhorar sua capacitação para trabalhar no setor elétrico, o Instituto Acende Brasil desenvolveu um Programa de Cursos e Treinamentos Corporativos que oferece, de maneira compacta e didática, uma visão multidisciplinar e integrada do Setor Elétrico Brasileiro, abordando suas questões tecnológicas, econômicas, institucionais e socioambientais.
Cursos disponíveis
Fundamentos do Setor Elétrico Brasileiro (07/nov – PRESENCIAL)
Todos os cursos do Programa de Cursos e Treinamentos Corporativos do Instituto Acende Brasil têm carga-horária de 8, sendo:
• Formato à distância: duas manhãs, das 08h30 às 12h30
• Formato presencial: um dia inteiro, das 08:30 às 17:30.
• O preço da inscrição inclui: material didático e certificado de conclusão
Objetivo do programa
Capacitar profissionais ligados ao Setor Elétrico Brasileiro com base em três pilares:
- Arquitetura integrada para cobrir de forma modular as diversas disciplinas que definem o setor ao longo de quatro trilhas de conhecimento: distribuição, geração, socioambiental e conteúdo de fronteira;
- Linguagem e lógica concebidas para simplificar a complexidade de um setor extremamente técnico, com a aplicação de princípios de andragogia (ensino direcionado ao universo adulto);
- Conteúdo modelado a partir de demandas reais de mercado e de experiências acadêmicas e profissionais do Instituto.
Público-alvo
O setor elétrico é complexo: envolve um serviço de utilidade pública, requer elevados investimentos, explora recursos naturais e está na base de todas as cadeias produtivas e de consumo de nossa sociedade.
Portanto, a dinâmica deste setor extrapola a atuação das empresas de energia e interfere em questões de ordem política, econômica, social e ambiental.
A partir desta constatação, o Programa de Cursos e Treinamentos Corporativos do Instituto Acende Brasil é voltado ao seguinte público-alvo:
- Profissionais das mais diversas áreas de empresas geradoras, transmissoras, distribuidoras e comercializadoras de energia elétrica
- Consumidores de energia
- Fornecedores de equipamentos e prestadores de serviços
- Consultores
- Formuladores de Políticas Públicas e Reguladores
- Centros de Estudo e Núcleos Acadêmicos
Conheça a opinião de quem já fez os cursos do Instituto Acende Brasil
“Um dos pontos fortes é a “visão do negócio” sobre o setor elétrico que nos foi transmitida e como os conceitos, siglas e acrônimos são abordados tanto para iniciados quanto para iniciantes.”
Administrador de empresa estatal do setor elétrico
“Acho que a importância é dada pelo curso como um todo. Permite a qualquer um adquirir os fundamentos para buscar conhecimentos mais profundos.”
Gerente de ativos em banco de investimentos
“Destaco a relevância do conteúdo que, apesar de complexo, foi passado de forma clara e objetiva.”
Gerente de Recursos Humanos em empresa estatal
“A parte conceitual do curso foi bem trabalhada, dando uma visão ampla sobre como as coisas funcionam no setor elétrico. Gostei principalmente do módulo de regulação.”
Analista de Marketing em empresa fornecedora de equipamentos
“Os instrutores passaram o conteúdo de forma bastante didática. Gostei da proposta de interação contínua com os alunos. Qualidade excelente dos conceitos e exemplos. Muito bom mesmo!”
Analista de Controladoria em empresa geradora de energia
“Um dos pontos mais importantes foram os conteúdos apresentados, por serem atuais e de grande peso na sociedade e no meio ambiente”
Administradora em empresa de transmissão de energia
“As informações sobre os tipos de investimentos verdes foram muito importantes. No geral, foi o melhor curso de ESG que já fiz.”
Analista Ambiental e de ESG em empresa de transmissão e geração de energia
Instrutores Instituto Acende Brasil
ALEXANDRE UHLIG: Diretor de Assuntos Socioambientais e Sustentabilidade, trabalha no Instituto Acende Brasil desde 2006. Obteve os graus de Físico, Mestre e Doutor em Energia pela Universidade de São Paulo. Gerenciou o Departamento de Meio Ambiente da Companhia Energética de São Paulo (CESP), onde acompanhou a implantação de empreendimentos, projetos sociais e ambientais durante 15 anos. Foi consultor da FAO (Food and Agriculture Organization) da Organização das Nações Unidas (ONU) e da International Energy Agency (IEA). É autor do livro “Woodfuels in Brazil: supply-demand balance and methods for consumption estimation” (VDM Publishing, 2010). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2193298297728971
EDUARDO MÜLLER MONTEIRO: Diretor Executivo do Instituto Acende Brasil desde 2003, é Engenheiro Eletricista pela Unicamp, Mestre em Energia e Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e Master of Business Administration pela Wharton School of the University of Pennsylvania. Antes de se juntar ao Instituto, Eduardo trabalhou dez anos pela Promon nos setores de Telecomunicações e Energia, nas áreas de Desenvolvimento de Novos Negócios e de Planejamento e Operações. Sua linha de pesquisa acadêmica se concentra na região de intersecção do temas Regulação, Uso Político, Grupos de Pressão e Valuation em setores de infraestrutura. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0597616176518273
JOÃO DANIEL CHO: Estagiou no Instituto Acende Brasil de 2011 a 2013 e retornou à instituição em 2015, atuando principalmente nas áreas de regulação, mercado e operação do setor elétrico brasileiro. É graduado em Engenharia de Energia e mestre em Energia pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7996889765298207
PATRICIA GUARDABASSI: Pesquisadora do Instituto Acende Brasil desde 2013. Engenheira Química pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), Mestre em Energia e Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP), com Pós-Doutorado no Sustainability Science Program, da John F. Kennedy School of Government (Harvard University). Pesquisadora associada do Laboratory on International Law and Regulation (UC San Diego). Atuou como pesquisadora do Centro Nacional de Referência em Biomassa (CENBIO/USP) durante 13 anos e foi assessora de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3595445012582634
RICHARD LEE HOCHSTETLER: Diretor de Assuntos Econômicos e Regulatórios, juntou-se à equipe Instituto Acende Brasil em 2010. É Mestre e Doutor em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo (USP) e graduado em Economia pelo Goshen College(E.U.A.). Entre suas experiências profissionais destacam-se: sete anos na Tendências Consultoria Integrada, onde foi sócio e coordenador de projetos; três anos como especialista em utilidades públicas na FERC (Federal Energy Regulatory Commission, órgão regulador de energia dos E.U.A.); e períodos como pesquisador no Banco Mundial (Washington, E.U.A.) e na Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas da USP). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0072782426272601
INSTRUTORES CONVIDADOS
ROBERTO MESSIAS FRANCO: Geógrafo pela UFMG e pós-graduado em Ecologia pela Unesco e em Administração pela Harvard Business School. É consultor independente. Foi Secretário Especial do Meio Ambiente, Presidente e Superintendente em Minas Gerais do Ibama, Secretário-Geral do WWF Brasil e Diretor da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) para a América do Sul. Roberto foi professor em cursos de pós-graduação em Ciências Ambientais na UFPA, UFCE e PUC/MG e publicou mais de 90 artigos e 6 livros sobre temas ambientais.
Política de Remanejamento de Vaga e Cancelamento de Inscrição
Ao efetivar sua inscrição o aluno concorda expressamente com as condições abaixo:
REMANEJAMENTO DE VAGA
- Cada aluno tem direito a um remanejamento de vaga por inscrição.
- Respeitada a condição 1 acima, pedidos de remanejamento feitos com antecedência maior ou igual a 5 dias úteis da data de aplicação do curso garantem a participação em turmas futuras, condicionados à disponibilidade de vagas.
- Pedidos de remanejamentos feitos com antecedência inferior a 5 dias da data de aplicação do curso implicam multa de 50% do valor da inscrição. A participação em turmas futuras é garantida mas condicionada à disponibilidade de vagas.
- Pedidos de remanejamento feitos após a data de aplicação do curso não serão atendidos por caracterizarem a situação de “no show”.
CANCELAMENTO DE INSCRIÇÃO
- Pedidos de cancelamento de inscrição feitos com antecedência maior ou igual a 5 dias úteis da data de aplicação do curso serão atendidos com restituição de 90% do valor da inscrição.
- Pedidos de cancelamento de inscrição feitos com antecedência inferior a 5 dias úteis da data de aplicação do curso serão atendidos com restituição de 50% do valor da inscrição.
- Pedidos de cancelamento e restituição dos valores pagos feitos após a data de aplicação do curso não serão atendidos por caracterizarem a situação de “no show”.
IMPORTANTE: O ato da inscrição gera a obrigação do pagamento. As condições acima são válidas independentemente de o pagamento da inscrição já ter sido efetivado.