V Fórum Instituto Acende Brasil – Mudanças Climáticas e o Setor Elétrico

Objetivos:

  • Contextualizar a influência da geração de energia nas Mudanças Climáticas, no Brasil e no Mundo
  • Propor alternativas para conciliar geração de energia e a redução da emissão de gases de efeito estufa;
  • Discutir caminhos para atingir as metas do Plano Nacional de Mudanças Climáticas a partir do debate entre especialistas, empresários, acadêmicos e autoridades do governo.

Mudanças climáticas e o Setor Elétrico Brasileiro são tema de fórum em Brasília

Evidências do aquecimento global estão no aumento das médias mundiais da temperatura do ar e dos oceanos, no degelo de picos nevados e geleiras e no aumento do nível médio mundial do nível do mar, atesta o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), órgão das Nações Unidas responsável por produzir informações científicas sobre mudanças climáticas.

Os desafios vinculados à mudança climática, à segurança energética e ao uso eficiente dos recursos energéticos estarão entre os assuntos mais importantes a serem tratados na 15ª Conferência das Partes sobre Clima (COP-15), que será realizada em Copenhague em dezembro de 2009. A COP-15 é considerada a mais importante da história recente dos acordos multilaterais ambientais, pois tem por objetivo estabelecer o tratado que substituirá o Protocolo de Quioto, vigente de 2008 a 2012.

O papel de fontes complementares de energia, a freqüência de acionamento de usinas termelétricas, o preço da energia praticado nos leilões, o potencial de eficiência energética e a inserção de alternativas tecnológicas no seqüestro de carbono para o Brasil são alguns dos temas que estarão em pauta no V Fórum Instituto Acende Brasil “Mudanças Climáticas e o Setor de Energia: Rumo a Copenhague”, que acontecerá no dia 25 de agosto, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A expectativa é que os ministérios do Meio Ambiente, Minas e Energia e Ciência e Tecnologia, junto com a comunidade científica, especialistas do setor de energia e organizações não governamentais, a partir de propostas do Instituto Acende Brasil, identifiquem as melhores práticas que garantam uma matriz elétrica brasileira com baixa emissão de carbono e, por conseqüência, um processo ambiental e economicamente sustentável para a implantação e operação das usinas que suportem o crescimento brasileiro.

“Copenhague …não é o início de uma recessão, é um novo começo em direção a um desenvolvimento de baixo carbono, sustentável, robusto e gerador de empregos para todos os países do mundo” Jean-Louis Borloo, Ministro do Meio Ambiente da França.

A organização e promoção do evento são do Instituto Acende Brasil, entidade que desenvolve estudos voltados à promoção da transparência e da sustentabilidade no setor elétrico brasileiro.

V Fórum Instituto Acende Brasil “Mudanças Climáticas e o Setor de Energia: Rumo a Copenhague”
Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães – Brasília – DF
Data: 25 de agosto de 2009
Inscrições gratuitas

Programação:
8h30 – Credenciamento
9h00 – Debate
10h45 – Intervalo
11h15 – Debate
13h00 – Encerramento

Debatedores:
• Luiz Gylvan Meira Filho
Professor do Instituto de Estudos Avançados
Universidade de São Paulo• Luiz Otávio Henriques
Vice-Presidente de Geração
EDP – Energias do Brasil

 Branca Bastos Americano
Diretora do Departamento de Mudanças Climáticas
Ministério de Meio Ambiente

 José Domingos Gonzalez Miguez
Coordenador-Geral de Mudanças Globais de Clima
Ministério de Ciência e Tecnologia

 Altino Ventura Filho
Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético
Ministério de Minas e Energia

 Carlos Eduardo Rittl
Coordenador de Mudanças Climáticas & Energia
WWF-Brasil

Todos os direitos reservados ao Instituto Acende Brasil